terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Caminhos da Adolescencia

Para orientar um adolescente existem dois caminhos: o da educação e o da proibição. O da proibição sempre é mais tentador por parecer mais simples, porém o da educação é sempre mais correto e eficaz. Apesar da grande maioria dos pais optarem pela forma mais simples, a educação é a forma mais adequada de orientação e criação. Já está mais que comprovado que os adolescentes têm a tendência a fazer tudo o que é proibido baseando-se na já famosa frase “tudo que é proibido é mais gostoso.”

LIMITES DA ADOLESCÊNCIA

Estabelecer limites para a ação do jovem é algo assim como dizer: “você é livre e deve administrar a sua liberdade”. A grande conquista dos jovens deste século é saber administrar a própria liberdade, conhecendo os seus limites”. Este ponto de vista pressupõe uma correção de rota em relação ao grito que se ouvia em 68: “é proibido proibir”. Os jovens que na época repetiam o slogan são hoje os pais que dizem aos seus filhos: “é preciso que vocês saibam que há limites”.
A educação, para Aristóteles, não está em fixar limites, mas em ensinar e viver de acordo com a virtude. Essa perspectiva aplica-se a todos, porém especialmente aos jovens, como manifesta este filósofo no último capítulo de uma de suas obras sobre Ética: “é difícil, quando se é jovem, encontrar a direção reta para a virtude a não ser pela educação, porque a vida moderada e dura não é agradável ao vulgo, e principalmente aos jovens”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário